quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

GRS descarta dengue hemorrágica em Coronel Fabriciano

Duas mulheres, uma no Hospital Márcio Cunha e outra no Vital Brazil, seguem internadas com suspeita de terem contraído a forma hemorrágica da infecção.
A Gerência Regional de Saúde (GRS) descartou na terça-feira (27) que a dengue hemorrágica tenha sido a causa da morte do açougueiro José dos Santos Silva, 52, ocorrida na madrugada de segunda-feira (26), no Hospital Siderúrgica, em Coronel Fabriciano.

Embora ainda não tenha recebido o laudo oficial da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), agora, na GRS, a hipótese mais provável da morte recai sobre uma infecção bacteriana. Mas, somente os exames laboratoriais no sangue coletado da vítima e que foi enviado para Belo Horizonte, poderão esclarecer as reais causas do óbito.

Todavia, outras duas moradoras do Vale do Aço, uma mulher de Ipatinga e outra de Marliéria, permanecem internadas em hospitais da região com suspeita de terem contraído a forma hemorrágica da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em Ipatinga, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada na manhã de segunda-feira (26), que há seis dias uma moradora do bairro Cidade Nobre segue internada no Hospital Márcio Cunha (HMC) com suspeita de dengue hemorrágica.

O outro caso suspeito, uma mulher de 34 anos residente no distrito de Cava Grande, em Marliéria, foi registrado no Hospital Vital Brazil, em Timóteo.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, além de manchas pelo corpo, a vítima também apresenta sangramentos, fato que a obriga a receber transfusões de sangue para se manter viva.

Ipatinga já notificou 16 casos suspeitos de dengue ‘clássica’

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os dias 1° e 27 de janeiro deste ano, foram notificados 16 casos suspeitos de dengue clássica em Ipatinga. Até o momento, contudo, nenhum deles foi confirmado.

No ano passado, entre janeiro e dezembro, foram notificados 1701 casos suspeitos e 810 vieram a ser confirmados, após o exame laboratorial.

Em relação à dengue hemorrágica, a SMS recebeu este ano uma única notificação de caso suspeito. Já em 2008 foram quatro casos confirmados, sendo que um resultou na morte da vítima.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a população deve apoiar e fazer sua parte no combate à dengue. Isso porque 80% dos focos do mosquito transmissor estão localizados nas residências.

A equipe de saúde também orienta os ipatinguenses que sentirem dois ou mais sintomas da doença a procurarem o posto médico mais próximo de suas casas.

Fonte: Redação JVA

Postado por: Joel Vieira Caldas

Nenhum comentário: