sábado, 25 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA: PERIGO RONDA O BRASIL

Os órgãos de saúde brasileiros iniciam esta semana uma operação preventiva contra a gripe suína. Depois de confirmados casos dessa patologia no México, inclusive com óbitos, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde estarão em constante vigilância, principalmente em locais de carga e descarga de bagagens e passageiros. Portanto, estarão sendo monitorados terminais rodoviários, ferroviários, aéreos e portuários. Todos que estiverem chegando ou indo para o México, deverão estar orientados acerca das formas de contagio da gripe suína.
Veja abaixo a reportagem completa.
• Gripe suína mata 20 pessoas no México e infecta oito nos EUA

Há ainda a orientação para intensificar e fiscalizar a limpeza e desinfecção de meios de transporte e dos pontos de entrada de cargas e passageiros. Caso necessário, funcionários poderão usar equipamentos de proteção individual. Técnicos da Secretaria de Vigilância Sanitária se reuniram no Ministério da Saúde para discutir os casos no México. Depois, uma nota oficial foi divulgada, ressaltando não haver evidências de circulação do vírus da influenza suína no Brasil.

Mesmo assim todas as secretarias Estaduais de Saúde foram orientadas a intensificar o monitoramento para detecção de casos suspeitos. Isso deve ser feito a partir da rede de vigilância de influenza e de laboratórios, existente no País. O comunicado observa ainda que as vacinas hoje disponíveis não oferecem proteção contra o vírus. Por isso, não há indicação de uso da vacina para se prevenir da gripe suína.

Nesta sexta, o governo mexicano reconheceu uma epidemia de gripe suína no país e mandou todas as escolas na área metropolitana da Cidade do México suspenderem as aulas. Pelo menos 20 pessoas morreram em todo o México por complicações causadas pelo vírus influenza nas últimas três semanas. A capital mexicana registrou 13 dessas mortes.
Nota do Ministério da Saúde
Uma nota do Ministério da Saúde informa que "não há evidências da circulação do vírus da influenza suína no Brasil, nem em humanos, nem em animais."
O ministério ainda disse que o Brasil tem uma rede de vigilância "composta por 19 Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS)", que monitora a circulação das cepas de vírus respiratórios. A nota também diz que todas as Secretarias Estaduais de Saúde foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção oportuna de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas.
O comunicado é finalizado dizendo que, desde 2005, o País tem um plano para enfrentar uma possível pandemia de influenza. Entretanto, segundo o ministério, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento. A nota também diz que a Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagens às áreas afetadas, nem a entrada de passageiros vindos desses países.
Disponível em:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/24/brasil+deflagra+operacao+para+evitar+gripe+suina+5734945.html

Nenhum comentário: